zoom
23 comments

5 erros que todo colecionador comete

Olá, meu povo amado! Eu, o Sr. Bonequinhos estou de volta para mais um post em nosso blog e hoje mostrarei os 5 erros mais clássicos que todo colecionador acaba cometendo. O mundo do colecionismo é um mundo mágico, e quando alguém entra nele é tomado por uma ânsia de querer completar logo a sua coleção e com isso, acaba cometendo algumas gafes prejudiciais para seu bolso, seus amigos colecionadores e para todo o mercado de colecionismo.

Obviamente que existem mais erros que podem ser cometidos, mas creio que estes 5 são os mais clássicos e que com certeza, você que é colecionador já passou por pelo menos um deles ou ainda irá passar.

Então vamos a eles?

1 – A síndrome do primeiro boneco

Primeiro assista esse vídeo

No vídeo o menino não ganha boneco e sim uma carta de Pokémon, mas a reação é parecida quando algum boneco chega.

Você é um novato, não sabe onde comprar, não sabe como procurar, muito menos negociar, então o que você faz? Compra o primeiro que aparece! Depois de um tempo você vê que não era bem aquilo e se arrepende de ter gasto MIL Dilmas numa figura que vai ficar ali perdida no meio dos próximos que virão, já que (eu tenho certeza disso) você irá rever seus conceitos e procurar outras linhas.

Mas não se desespere, isso é praticamente uma regra no início de uma coleção, são poucos os que começam com uma linha de figuras e vão até o fim com ela.

2 – “Ai, meu Deus, levei um calote!”

calote

Esta foi a minha sensação quando levei calote de um chinês sem vergonha!

Sim, no meio dessa vida de colecionador, todo mundo vai acabar levando um calote ou chegará perto disso, já que nesse planeta está cheio de caloteiros, e no caso de itens colecionáveis parece que existe uma leva bem grande de incautos que não se preocupam de onde vem e nem quem está vendendo o boneco do momento, eles querem é garantir o seu. Aí sempre tem um aproveitador ou cambisteiro que aparece pra vender aquele Cloth Myth do Saga EX por um preço irrisório.

Já vi vários casos de gente levando calote porque não procurou saber referências de quem está comprando. Desconfie sempre!

Não seja ansioso, abaixe esse fogo na periquita, uma hora ou outra você consegue comprar seu item com um bom preço de alguém ou loja de confiança.

Veja aqui algumas dicas de como evitar calote quando comprar um bonequinho.

3 – Meu bonequinho quebrou! E agora? Meu mundo acabou!!!

Não chore, a vida tem dessas coisas e as coisas quebram, envelhecem, sujam, a poeira está aí pra isso!

É muito comum você ouvir relatos de algum colecionador que deixou um action figure cair no chão e quebrou, que descolorou, esqueceu seu quarto aberto e seu primo encapetado de 8 anos entrou lá, soltou uma peça quando estava tentando fazer uma pose pornogr… ops, de ação, pose de ação! Enfim existem várias formas de se quebrar um boneco. Mas ponha uma coisa na sua cabeça, no fim são apenas bonecos, sim, bonecos, matéria, não dura pra sempre, não tenha medo de usá-los, porque quando você morrer vai ficar tudo aí e alguém vai usar!

O valor sentimental é outra coisa, mas isso não impede que possamos desfrutar de nossas aquisições, se quebrou, compra outro. “Ah, não tem mais!” Fazer o que? A vida tem dessas coisas, desapega!

 




 

4 – Se arrependimento matasse!

arrependimento

Sinta essa dor para nunca mais repetir este erro!

Esse ponto parece com o primeiro, mas a diferença é que a essa altura do campeonato você já deve estar manjando dos paranauê das coleções e mesmo assim pode se deparar com esse problema. Eu mesmo tenho algumas figuras que me arrependo de ter comprado, por isso é sempre bom pensar bastante antes de comprar algum, procure personagens com os quais você se identifique, como disse nesse outro post aqui.

5 – Cadê os acessórios?

Isso é o mais irritante pra mim, simplesmente ODEIO quando somem algumas peças da minha coleção, isso acontecia muito no início, quando eu não guardava em seus devidos lugares, na caixas! Hoje não sei se coleciono bonecos ou caixas, hehehe. É importante deixar os acessórios em locais onde você encontre facilmente, porque se guardar peças de figuras diferentes no mesmo lugar, vai dar merda! Então, guarde nas caixas, dentro dos blisters, isso ajuda a proteger também, e quando as caixas estiverem ocupando muito espaço, jogue fora aquelas que não guardam muitas peças ou nenhuma e ponha os (poucos) acessórios daquela caixa em outra caixa de alguma figura de mesma linha pra você não esquecer onde estão.

Obs.: Quando fiz este post (em 22/02/14) eu ainda não utilizava um item sensacional, que é o organizador de objetos. Hoje eu não vivo mais sem ele, me ajuda muito na hora de organizar os acessórios e fica fácil de achar o que eu quero.

organizador_de_objetos_com_action_figures

Isso aqui é pura magia, meu povo!

ERRO BÔNUS!

Um erro gigantesco é não procurar antes de comprar. Vasculhe a internet atrás de bons preços nunca compre nada sem antes ter a certeza de que já viu todas as opções possíveis.

Como eu vivo procurando bons preços, já fiz esse favorzinho pra você, dá uma olhada nesses itens AQUI NESTE LINK.

Bem, é isso, se você se identificou com algum destes itens, comente e diga o que faz pra não cometer os erros novamente.

Um abraço e até a próxima!

Ah, não deixe de compartilhar com seus amigos, é só clicar nesses botões aqui embaixo, não dói nada e é de graça! =D

23 comments on “5 erros que todo colecionador comete
  1. Eu sempre pesquiso durante semanas antes de comprar um item pra minhas coleções, mas de vez em quando eu ainda me pergunto o porque de ter comprado certos objetos que ficam empoeirando fora de lugar.

  2. Oi ^—^
    Sou nova nesse mundo de colecionáveis, geralmente procuro as figuras de ação que me agradam, mas ainda assim fica difícil comprar, já que não conheço muitas lojas. Poderia me recomendar boas lojas online?
    Agradeço desde já ^–^
    Beijinhos

  3. Oi ^—^
    Sou nova nesse mundo de colecionáveis, geralmente procuro as figuras de ação que me agradam, mas ainda assim fica difícil comprar, já que não conheço muitas lojas. Poderia me recomendar boas lojas online?
    Agradeço desde já ^–^
    Beijinhos

  4. Olá, Dora, recomendar lojas é meio aqui no blog complicado, pois estaria fazendo propaganda gratuita, rs.

    Mas eu indico um grupo de colecionadores no Facebook, lá você tem um arquivos de lojas confiáveis e sempre que precisar, pode postar no grupo que a galera ajuda.

    Entra aqui https://www.facebook.com/groups/MaxximumCollection/

    Chega lá e dá uma olhada nos arquivos que tem muita loja boa! =D

    Qualquer outra dúvida, estamos a disposição.

  5. Olá, Dora, recomendar lojas é meio aqui no blog complicado, pois estaria fazendo propaganda gratuita, rs.

    Mas eu indico um grupo de colecionadores no Facebook, lá você tem um arquivos de lojas confiáveis e sempre que precisar, pode postar no grupo que a galera ajuda.

    Entra aqui https://www.facebook.com/groups/MaxximumCollection/

    Chega lá e dá uma olhada nos arquivos que tem muita loja boa! =D

    Qualquer outra dúvida, estamos a disposição.

  6. avatarEttore Semeghini on said:

    Outro grande erro é achar que todo mundo tem o mesmo interesse que vc pelas figures. Nunca esquecer que pra mães, empregadas (grandes assassinas), irmãos, amigos, namoradas/esposas, vc é uma criança e aquilo tudo é brinquedo sem valor.

  7. Outro grande erro é achar que todo mundo tem o mesmo interesse que vc pelas figures. Nunca esquecer que pra mães, empregadas (grandes assassinas), irmãos, amigos, namoradas/esposas, vc é uma criança e aquilo tudo é brinquedo sem valor.

  8. Pingback: Entrevista – Diego Ventapane (OS BONEQUINHOS) | Nerdstark

  9. De todas essas a única situação que passei foi a quebra de partes, porém como eram estatuetas, um pouco de cola artesanal e talento? resolveram…. Quanto a calote ou comprar algo errado estou vacinado… Só compro na Fantoy, lá tudo que vejo é de qualidade e garantido, certeza absoluta, sem fazer jabá, mas os caras são confiáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *