Se você gosta de dar vida a objetos inanimados assim como eu, provavelmente terá estas características que vou listar abaixo. Se não as tem, procure adquirir, pois com elas o caminho para se tornar um excelente animador stop motion será mais fácil.

1 – Curioso

Assim como qualquer bom profissional, a curiosidade deve estar presente na sua vida. Ser curioso nos leva a aprender coisas novas e estar atento as novidados do universo ao qual estamos inseridos. As maiores descobertas da humanidade forma por causa da curiosidade.

2 – Observador

Observar é um exercício que todo artista deve fazer. Através da observação conseguimos compreender como as coisas se movem e também nos ajuda a perceber certos detalhes. Como sabemos, os detalhes fazem toda a diferença. A observação também é importante para nos ajudar a criar repertório. Observe como outros animadores trabalham e use-os como referências.

3 – Paciente

Se você já fez stop motion pelo menos uma vez na vida, sabe que não é uma coisa muito simples de se fazer, não é mesmo? Todo o processo de uma animação stop motion é demorado, desde a produção dos bonecos, objetos e cenários, passando pelo processo de animação e chegando na pós produção para remoção dos suportes. É de fato o estilo mais complicado para se animar. Porém, em minha opinião, o mais bonito e mágico.

Portanto, tenha paciência, senão você desiste mesmo, hahaha.

4 – Resiliente

O dicionário diz que resiliência é a: “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”. As vezes animar um boneco pode ser um verdadeiro inferno, principalmente se você não fez um trabalho de pré-produção bem feito. Ele pode cair, se quebrar ou sair do lugar e nos fazer perder uma cena inteira. Além disso, muitas outras coisas podem acontecer que te farão pensar em desistir, mas não desanime, stop motion é uma arte incrível e merece todo nosso amor. Então seja resiliente como o bambu, que enverga, mas não quebra.

5 – Organizado

Se tem uma coisa que eu não sou é organizado. Porém, ao entrar no universo do stop motion eu tive que aprender a me organizar. Simplesmente pelo fato de que não dá pra fazer nada sem um bom planejamento. A pré produção é um dos momentos mais importantes de um filme feito com bonecos, já que precisamos plabejar tudo antes de começar a fotografar. Chegar no meio de uma cena e perceber que falta alguma coisa é simplesmente desolador. Então aprenda a se organizar para não levar meses num projeto que poderia ser feito em semanas.

6 – Dedicado

Dedicação é uma característica necessária para tudo na vida, mas no stop motion ela é ainda mais necessária. Como vocês já viram nos textos acima, trabalhar com bonecos é algo demorado, sem dedicação não dá nem pra começar, quanto mais terminar. Dedique-se não apenas a produzir animações, mas a aprender coisas novas, isso vai influenciar muito no seu trabalho.

7 – Apaixonado

Por fim e não menos importante, talvez seja o item mais importante dessa lista. Paixão. Tudo que eu falei até aqui só é possível para quem é apaixonado por essa arte tão magnífica. Dar vida a objetos inanimados é algo mágico e não existe nada parecido no mundo. Portanto, apaixone-se pelo stop motion para que todo o trabalho seja um prazer e não um esforço para algo que não te dá alegria. Só assim você conseguirá deitar a cabeça no travesseiro, depois de um dia cansativo de mexer com bonecos e poder dizer: “Valeu a pena!”.

Se você quiser saber mais sobre essa paixão, pode aprender comigo no meu curso Anima Fácil. Basta clicar no botão abaixo.

QUERO APRENDER STOP MOTION

E você, acha que faltou alguma característica? Comenta aí.