zoom
6 comments

Fotografando Bonequinhos – Iluminação

Olá, bonequeiros do meu Brasil!

Muita gente pergunta como eu faço minhas fotos, pedem pra mostrar bastidores e tal, então resolvi criar uma série de postagens chamada “Fotografando Bonequinhos” onde darei dicas de como fotografar seus amados action figures.

Prestem atenção em uma coisa, eu vou usar da minha EXPERIÊNCIA com essa vida de colecionador e fotógrafo amador, ok? Eu tive aulas de fotografia na faculdade de design gráfico mas não sou fotógrafo, portanto, se algum fotógrafo profissional perceber algo errado na parte técnica, por favor, levem este aviso em consideração, rs.

Vamos começar? Primeira coisa que abordarei será a iluminação, que é a base da fotografia.

Foto (luz) + Grafia (escrita) = Escrita com Luz, princípio básico.

Uma boa luz pode deixar aquela foto simples com uma cara totalmente diferente. Vocês podem usar várias coisas pra iluminar suas fotos,  lanternas, luminárias, luz natural, luz ambiente, etc. O importante é saber trabalhar com a luz na cena. Cada cena pede uma luz diferente, um beco não precisa de muita luz, mas uma cena de luta ao ar livre deve estar bem iluminada, a não ser que esteja de noite.

Vejam nas imagens abaixo 3 tipos de iluminação.

fotografando_bonequinhos_01

Nesta foto uso apenas a luz natural que vem da janela que está atrás da minha cena. Percebam que o resultado fica um pouco escuro. Isso se resolveria com abertura do diafragma, mas vamos por partes, mais pra frente eu falo sobre isso.

fotografando_bonequinhos_02

Nesta segunda foto, eu liguei uma luminária. Vejam que a foto já está mais iluminada e com um efeito legal de sombras projetadas pra esquerda.

fotografando_bonequinhos_03

Na terceira foto tenho duas luminárias ligadas. A cena está bem iluminada e todos os elementos aparecem com nitidez. Ainda tem a luz da janela que ajuda a iluminar ainda mais.

Perceberam a diferença que a iluminação faz em uma cena? Usei a janela e duas luminárias, a janela é de graça e as luminárias são bem baratinhas. Com materiais simples dá fazer fazer um bom trabalho.

“Ah, mas eu não tenho uma câmera profissional pra fazer fotos assim”. Não? Nem precisa, vou mostrar porque.

POB da luz celular

Vejam esta imagem. Acima mostro o making of e abaixo o resultado, percebam que a foto foi feita com celular, um Nokia Lumia 520 que tem uma câmera até boa, mas não é das melhores. O segredo é saber usar a iluminação pra extrair o máximo dessa câmera. Uma dica importantíssima é usar um tripe ou por o celular em alguma base e usar um temporizador para a foto não tremer.

A foto ficou um pouco fosca, sem brilho e com as cores meio mortas, mas isso nós podemos resolver com edição, pode ser no Photoshop, Picasa ou qualquer editor de imagens que tenha as funções de níveis de luz, contraste e cores.

Vejam

POB da luz resultado

A nitidez do celular para uma câmera profissional não dá pra comparar, mas a foto com o celular não decepciona se soubermos extrair o máximo de seu potencial.

Controlando entrada de luz com a velocidade do obturador

Quanto mais exposição com o obturador, mais luz vai entrar na sua foto, mas a câmera levará mais tempo para captar a imagem. Ou seja, se você movimentar a câmera sua foto ficará borrada. Como resolver este problema? Coloque sua câmera em um tripé ou alguma base sem que ela se mova e utilize o temporizador para não correr o risco de balançar na hora do clique.

Esta opção você encontra em praticamente qualquer câmera hoje em dia, umas com mais outras com menos a oferecer desta ferramenta, até alguns celulares oferecem isso. Procure por “Valor de exposição” ou “Velocidade do Obturador”. O sinal de + (mais) indica que o clique será mais rápido e captará menos luz e o sinal de – (menos) indica que será mais lento e captará mais luz.

Vejam abaixo alguns exemplos (cliquem nas imagens aumentar)

Então, pessoal, essas foram algumas dicas simples de fotografia para vocês. Espero que esse post possa te ajudar e se você gostou, curta, compartilhe ou comente, assim você me ajuda a divulgar o blog. =D

Caso você queira algum cenário tipo esses que eu uso, encomende com meu amigo Nelson da Mini Mundo Dioramas.

Não nos percam de vista!

Youtube – https://www.youtube.com/user/canalosbonequinhos
Facebook – https://www.facebook.com/osbonequinhos
Instagram – http://www.instagram.com/osbonequinhos
Twitter – https://twitter.com/os_bonequinhos

Valeu, gente, até a próxima!

Quer ver a continuação dessa série? Clique aqui!

6 comments on “Fotografando Bonequinhos – Iluminação
  1. Muito legal esse conjunto de dicas! Confesso que aos poucos estou melhorando minhas fotos e que já aprendi bastante com essas dicas e as do grupo fechado do Facebook! Continue assim que seu trabalho é sensacional!

  2. Pingback: Fotografando bonequinhos - Poses e Expressões | Os Bonequinhos

  3. avatarRoberto on said:

    Opa! Muito legal a matéria.

    Eu uso potes coloridos de sorvete, para por na frente das luminárias e colorir a luz. (Assim poupando tempo de edição no photoshop e, na minha opinião, deixando mais natural a foto). Assim eu posso fazer, por exemplo, fotos em um corredor com luz de emergência vermelha.

    • avatarosbonequinhos on said:

      Ótima opção, Roberto! Eu uso meu celular pra dar cor nas cenas, ele tem um aplicativo que faz a tela ficar colorida. O problema é que é fraco e pra cenas com muita amplitude não funciona muito.
      Mas é isso, o legal é inventar, rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *