zoom
3 comments

Fui comprar um bonequinho e levei um calote! E agora?

Primeira coisa que eu tenho a dizer sobre isso: “Sabe de nada, inocente!”

Olá, gente, eu estou no mundo do colecionismo há um bom tempo e nessa trajetória  tenho visto muitos casos de calote por aí. Eu mesmo já fui vítima de um mas foi de um site chinês e tive meu dinheiro devolvido. Depois disso, NUNCA MAIS! Sabe qual o segredo? Prevenção!

homem de ferro falso

Este sou eu argumentando com o site onde comprei e levei um calote básico. =/

O negócio é o seguinte, como no mundo tem aproveitador pra tudo, no colecionismo não é diferente e quando se trata de artigos de coleção, é fácil encontrar algum desesperado pra ter aquela peça edição limitada pagando pechincha. Não se iluda, isso “non ecsiste”!

Itens colecionáveis são um caso a parte no mercado, pois são mercadorias que tem preços muito voláteis, ao contrário de outros produtos que vão perdendo o valor com o tempo, estes vão aumentando (maldita vida de colecionador pobre!). Com isso, é muito fácil você encontrar um item de R$100,00 que em apenas duas semanas de lançamento chega a bagatela de R$500,00 devido a procura e o tamanho do seu estoque.

Então, quando você encontrar um boneco, estátua, diorama por um preço que está fora do mercado, desconfie! Não compre de qualquer um, veja se o anunciante tem referências, mesmo se tiver, não arrisque se não tiver certeza. Eu nunca comprei NADA de vendedor avulso, prefiro pagar mais caro comprando numa loja do que arriscar e ter uma surpresa desagradável quando o item chegar, isso se chegar, né?

Criei esse post não só pra ficar divagando sobre esse assunto, quero ajudar os colecionadores para que não caiam no conto do vigário. Vou repetir, deixa de ser inocente! Não acredite em pechincha quando assunto é colecionável! Existe gente vendendo por preços baixos? Sim, existem, mas essas pessoas são anjos e tem seu lugar garantido no céu, na MAIORIA DAS VEZES, ninguém vende um item raro pelo preço que comprou.

Aqui vão algumas dicas bem simples pra não cair nessa.

Dê preferência a lojas

saiba-comprar-na-internet

Foto de mulher bonita para conquistar o público.

“Mas e os vendedores de confiança?”  A resposta está na pergunta: “vendedores de confiança”, ou seja, só compre de alguém diretamente se for de MUITA confiança mesmo. Existem casos que o vendedor avulso (como eu costumo chamar aqueles que vendem sem CNPJ e sem outras formas de pagamento além do depósito) tem preços melhores que as lojas, vou falar sobre isso no próximo tópico. Comprando em lojas você tem a segurança de que seu item será entregue e se não for, seu dinheiro será devolvido, caso haja algum problema, você consegue uma ação na justiça contra uma loja muito mais facilmente do que contra uma pessoa que pode desaparecer do mapa a qualquer momento.

Não compre de quem você não conhece

Pagando mico

Agindo assim, você pode pagar mico!

Conheço muitos vendedores que são sujeitos honestos e tem preços melhores que as lojas, mas porque eu nunca comprei deles? Pra não criar disso um hábito e um dia cair na mão de um aproveitador. Se você encontrou alguém em algum lugar que está vendendo um boneco por um preço muito bom, veja antes se ele já vendeu para alguém, procure dados do sujeito, endereço, nome do cachorro, do papagaio, solteiro, casado, tico-tico no fubá, rsrs. Peça seu CPF para realizar o depósito e verifique se o nome bate, pergunte se ele entrega em mãos, mesmo que não more na sua cidade, diga que vai pedir a um amigo, peça pra ele tirar uma foto da cara dele com o item com seu nome escrito, enfim, se o cara é honesto, não vai se importar de te dar todas as provas possíveis de que ele é confiável.

Não se desespere

Essa imagem é engraçada, mas nunca faça isso!

Creio que esse é o erro mais comum de quem quer completar a sua coleção. Tenha calma, não seja afoito, se você tiver paciência e boa vontade, vai encontrar o item que tanto procura, o mundo é grande e já dizia o velho deitado: “Quem espera, sempre alcança.”

Participe de grupos, fóruns e etc.

Vamos acabar com os caloteiros em nome da nossa amizade!

Vamos acabar com os caloteiros em nome da nossa amizade!

É sempre bom estar no meio de pessoas que curtem o mesmo hobby que você, eu já fiz muitos amigos em grupos do Facebook e até compraria deles, mas como eu já tenho meus locais de compra preferidos, não vou dar dinheiro pra esses caras, hahaha.
Eu indico esses três grupos aqui, o Action Figures Forever Brasil é o maior deles e lá pode tudo, vender, comprar, postar sua coleção e até fazer amizades. O Estação Action Figure não permite vendas, mas é um ótimo lugar pra tirar dúvidas sobre coleções e interagir com outros colecionadores. O Dragon Ball Z SH Figuarts tem a mesma proposta do primeiro grupo, mas é focado na linha SH Figuarts de Dragon Ball, uma coisa interessante é que eles criaram uma lista com a média de preços dos itens da coleção inteira, o que ajuda MUITO! São grupos bem legais onde existem arquivos de lojas e vendedores confiáveis e a galera sempre posta seus itens para venda. Quando tem algum gaiato querendo se aproveitar e o povo percebe, logo ele é bombardeado com a zuera infinita e vai embora, hahaha.

Caso você tenha sido lesado por alguém e quer tentar recorrer do prejuízo, a primeira coisa que você tem que fazer é correr pra polícia. Se na sua cidade não existe uma delegacia especializada em crimes virtuais, veja no link a seguir onde encontrar pelo menos um telefone para se informar –> http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/delegacias

Depois procure um advogado para ver os tramites legais e se é possível recorrer com alguma ação judicial. Junte todas as provas, prints, endereços, nomes e telefones, se tiver, claro. Mas pra chegar nesse ponto, você não seguiu as dicas anteriores, rsrs.

Por último, se achar que deve, poste no seu perfil ou nos grupos do Facebook para alertar a outras pessoas do safado, porque se fizer isso primeiro, vai dar tempo pro cara fugir.

Bem, galera, é isso, espero que esse post ajude a você que já coleciona ou pensa em colecionar e lembre-se de uma coisa, todo bom colecionador sabe esperar, procurar, negociar e principalmente, sabe o valor de um item.

Não nos percam de vista!

Youtube – https://www.youtube.com/user/canalosbonequinhos
Facebook – https://www.facebook.com/osbonequinhos
Instagram – http://www.instagram.com/osbonequinhos
Twitter – https://twitter.com/os_bonequinhos

Deixe seu comentário e diga o que achou do post ou se tem mais alguma dica para não cair numa cilada.

3 comments on “Fui comprar um bonequinho e levei um calote! E agora?
  1. Pingback: 5 erros que todo colecionador comete | Os Bonequinhos

  2. Pingback: 4 dicas importantes para comprar seu bonequinho | Os Bonequinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *