fbpx

Guia de Stop Motion
+ Checklist de Materiais

Preencha o formulário abaixo para receber o seu Guia!

Olá, meu nome é Diego Ventapane, sou Designer Gráfico e professor de Design, trabalho há 10 anos na área e sou professor há 6. Gosto muito de que faço, mas minha paixão sempre foi a animação e em especial o stop motion.

Quando entrei pra faculdade, não fazia ideia do que se tratava. Foi um amigo de infância que me indicou o curso de Design Gráfico aqui da minha cidade, decidi fazer mesmo sem ter muita noção do que era design, isso em 2006. Tive a sorte de acertar na minha profissão e num congresso da faculdade participei de uma oficina de stop motion. Foi aí que conheci minha paixão, foi amor a primeira vista. Poder dar vida a objetos inanimados é pra mim uma experiência indescritível, pois nada dentro da arte tem esse poder, pelo menos pra mim.

O tempo passou e eu nunca usei o stop motion na minha vida, até então meu sonho era trabalhar com animação 3D, mas por questões da vida isso nunca se concretizou. Até que em Julho de 2014 eu estava de bobeira no trabalho, lembrei da oficina, decidi brincar um pouco e fiz esse vídeo.

Foi a partir daí que nasceu o Canal dos Bonequinhos. A ideia era ser um canal de animações e reviews de bonecos, mas com o tempo percebi que os reviews não davam muito resultado e foquei só nas animações. Eu não sabia muitas técnicas de stop motion, não conhecia os materiais necessários e não tinha nenhuma experiência. Até que um ano depois de ter criado o canal eu decidi subir o nível e procurei um curso de stop motion que eu pudesse fazer pela internet. Para minha surpresa eu não encontrei em lugar algum. Tive que buscar um presencial e o mais próximo era no Rio de Janeiro e eu moro no interior do estado há 275,4 km de distância. Além do dinheiro do curso, eu precisei gastar com passagens e alimentação nos dias que fiquei lá. Ainda bem que uma tia me acolheu e eu não precisei pagar hotel, rs.

Fui pra lá, participei da turma e foi uma experiência incrível, onde conheci vários outros apaixonados por stop motion e pude ver que o mercado de animação é bem vasto e que dá pra ser animador no Brasil. Até então eu não fazia ideia que existia esse universo aqui em nosso país. Depois me dediquei novamente ao canal que foi crescendo devagar e as pessoas começaram a se interessar pelo conteúdo, afinal, não haviam outros canais brasileiros como o meu naquela época. Hoje contamos com 10 mil inscritos, uma marca pequena se comparada a outros canais maiores, mas pra mim é um número bem expressivo. 

Muita gente gostava e perguntava como eu fazia aqueles vídeos (que eram bem toscos no início, haha) e eu sempre respondia nos comentários pois amo ensinar. Só que as perguntas começaram a ficar mais recorrentes e repetitivas, como eu havia feito esse curso no Anima Mundi, tive a ideia de criar este material onde eu tirava todas essas dúvidas e todo mundo poderia aprender a criar vídeos como os meus. 

Em 2019 eu fiz um outro curso, construção de bonecos articulados para stop motion. Este curso foi um divisor de águas na minha vida, pois através dele eu decidi que iria fazer da animação stop motion minha profissão e não apenas um hobbie. 

Então, quer trilhar essa jornada comigo? Baixe o Guia de Stop Motion e comece a caminhar nessa estrada cheia de aventuras e altas confusões. 😁