fbpx

Guia de Stop Motion
+ Checklist de Materiais

Preencha o formulário abaixo para receber o seu Guia!

Olá, meu nome é Diego Ventapane, sou Designer Gráfico, professor e animador stop motion. Trabalho há 11 anos na área e sou professor há 6. Gosto muito de que faço, mas minha paixão sempre foi a animação e em especial o stop motion.

Quando entrei pra faculdade, não fazia ideia do que se tratava. Foi um amigo de infância que me indicou o curso de Design Gráfico aqui da minha cidade, decidi fazer mesmo sem ter muita noção do que era design e gostei muito do curso, isso em 2006. Tive a sorte de participar de uma oficina de stop motion num congresso da faculdade e foi aí que conheci minha paixão, foi amor a primeira vista. Poder dar vida a objetos inanimados é pra mim uma experiência indescritível, pois nada dentro da arte tem esse poder, pelo menos pra mim.

Stop Motion é a minha paixão! Eu AMO fazer isso, faria de graça se não precisasse pagar minhas contas, haha. Bem, na verdade eu faço de graça sim, no Canal dos Bonequinhos no YouTube, lá tudo é feito na base do amor e os vídeos estão disponíveis pra qualquer pessoa assistir (e não fui contratado para fazer nenhum deles, hahaha).

Eu vejo por aí que tem muita gente bacana nas redes sociais, com potencial para crescer, mas que infelizmente não investe em vídeos, às vezes por terem vergonha de aparecer, às vezes por acharem que não tem recursos sofisticados o suficiente. Conheço também muita gente que não tira sua renda daquilo que gosta e tem que se manter em empregos que não lhe dão prazer. E qual não seria a surpresa dessas pessoas se eu lhes dissesse que o Stop Motion poderia ser a solução para sanar esses problemas? Eu mesmo já fui uma dessas pessoas, e relutei por muito tempo pra mudar essa situação porque achava que investir em animação e sair da profissão que eu tinha seria uma jornada muito longa e arriscada. Porém, embarquei nessa jornada e agora vou te explicar como transformei minha vida profissional – e pessoal – por meio do Stop Motion.

Eu sempre achei que design era a minha vida. Mas alguma coisa lá no fundo me incomodava, no fim do dia eu sempre estava esgotado e não sentia mais prazer no meu trabalho. Eu amo o poder que o design tem, é uma profissão muito linda e que pode mudar o mundo, mas a rotina que eu estava tendo não tava me fazendo bem. No entando, eu acreditava ser o único caminho que poderia seguir, então nunca contestei isso. 

Até que algo aconteceu em Agosto de 2019…

Mas antes de te contar o que houve, deixa eu te contextualizar para você entender bem a minha situação.

Criei o Canal dos Bonequinhos em 2014 para contar histórias divertidas usando stop motion de forma amadora, mas tive muita dificuldade em aprender a técnica pela falta de material disponível em português. Eu ainda não dominava os procedimentos, não conhecia os materiais necessários e nem tinha experiência profissional. Por outro lado, eu recebia muitas perguntas sobre como fazia as animações e percebi que a falta de informação sobre o stop motion era algo comum, que não acontecia só comigo. 

Até que um ano depois de ter criado o canal eu decidi elevar meu nível e procurei um curso de stop motion que pudesse ser feito pela internet e, para minha surpresa, eu não encontrei em lugar algum. Tive que buscar um curso presencial e o mais próximo era o “Anima Mundi” no Rio de Janeiro (e eu moro no interior do estado há 275,4 km de distância). Além do dinheiro do curso, eu precisei gastar com passagens e alimentação nos dias em que fiquei lá. Ainda bem que uma tia me acolheu e eu não precisei pagar hotel, rs.

Fui pra lá, participei da turma e foi uma experiência incrível, onde conheci vários outros apaixonados por stop motion e pude ver que o mercado de animação é bem vasto e que dá pra ser animador no Brasil. Até então eu não fazia ideia de que existisse esse universo aqui em nosso país.

Ainda mais motivado por essa experiência, continuei me dedicando ao canal, que foi crescendo, e trazendo mais pessoas interessadas pelo conteúdo, afinal, não haviam outros canais como o meu no Brasil naquela época. Com o crescimento do canal, também cresceram as perguntas sobre como fazia meus vídeos (que eram bem toscos no início, haha) e eu sempre busquei responder a todos nos comentários, pois amo ensinar. Até esse ponto o canal ainda era uma brincadeira (hoje estamos com pouco mais de 11 mil inscritos e crescendo).

…Agora vamos voltar ao que me aconteceu em Agosto de 2019.

Nessa época, ser um animador profissional de stop motion ainda me parecia um sonho distante, mas continuei perseguindo meu desejo e me inscrevi em um curso de construção de bonecos articulados em SP. Aí, já viu né? Mais um investimento alto, mais uma viagem longa (10h de ônibus só de ida), gastos com passagem, hospedagem, alimentação, enfim…mas tudo valeu a pena, pois voltei dessa formação muito mais encantado com o universo do stop motion, certo de que era o que eu amava fazer e de que minha profissão como designer já não me traria mais satisfação.

E foi assim que mudei de profissão, o que não foi uma escolha fácil, pois, como disse acima, trabalhei como Designer por 11 anos e minha renda vinha exclusivamente disso e a animação até então era apenas um hobbie. Mas uma coisa que foi ficando cada vez mais evidente pra mim ao longo de toda essa história foi que, além de minhas motivações pessoais para adentrar na animação de forma profissional, havia também algumas carências e oportunidades no mercado que foram decisivas para eu mudar de área de uma vez por todas.

Então, dando uma resumida, esses foram os pontos que me trouxeram a confiança necessária para mudar de profissão:

– Eu sou APAIXONADO por animação, principalmente pelo stop motion.

– Percebo que existe uma carência muito grande de material autêntico e diferenciado nas redes sociais que poderiam trazer mais retorno aos perfis pessoais e empresariais.

– Existem muitas pessoas querendo aprender a fazer vídeos como os meus, mas que não sabem por onde começar.

– Assim como eu, sei que há pessoas que desejam mudar para um ramo de trabalho criativo e prazeroso mas que não sabem o caminho.

E nesse ano de 2020, após ter dado este importante passo em minha carreira e me encontrar realizado com o que faço – além de já ter somado alguns anos de experiência fazendo animação no Youtube, tirando as muitas dúvidas do meu público e depois de ter feito os cursos que fiz – percebi que já tinha conhecimento suficiente para ensinar praticamente qualquer coisa sobre stop motion. Foi quando me veio a grande ideia: “E se eu organizar um material gratuito ensinando às pessoas um pouco do que eu sei?”

Com um material desses, além de ensinar o que amo fazer, eu ainda poderia multiplicar isso, alcançando várias pessoas que tenham o mesmo desejo que eu e ao mesmo tempo! Pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de aprender stop motion por não dominarem a língua inglesa (idioma da maior parte dos materiais), ou por não terem dinheiro para pagar cursos e viajar até seus locais de realização, ou por não terem tempo para estar em cursos presenciais por conta da rotina pesada do dia a dia.

Foi assim que eu criei o Guia de Stop Motion ,voltado para quem quisesse ingressar neste universo obtendo apenas um smartphone e objetos simples como brinquedos ou massinha de modelar. Com este guia, já ajudei várias pessoas a criarem suas primeiras animações para postá-las na internet.

Então baixe agora, gratuitamente, o Guia de Stop Motion!