Hoje eu vou falar com vocês sobre como ATIVAR a sua criatividade.

Sempre que vamos criar alguma coisa, seja um vídeo, uma música, uma fotografia, enfim, qualquer coisa que esteja ligada a CRIAÇÃO, dependemos de um fator importantíssimo que é a CRIATIVIDADE. Sim, sem criatividade seu trabalho não vai pra frente. Como eu crio animações, eu dependo 100% de criatividade pra desenvolver meus vídeos, sem ela eu não ando.

E quando você PERDE a criatividade, o que fazer? Se desesperar? Dar um ataque? Copiar os outros? NÃO! Então, qual a solução? Senta aí que eu já falo pra você.

Mas antes! Se você quer aprender stop motion comigo, clique no botão abaixo e conheça o Anima Fácil, o Mini Curso Online de Stop Motion.

VAMOS AS DICAS!

INSPIRE-SE!

Assistir um filme, um desenho, uma série, ouvir uma música, o canto dos pássaros, tudo isso colabora pra aliviar seu estresse e te ajuda a ter novas ideias. Eu mesmo já tive várias ideias novas assistindo desenhos, criei vídeos inspirados em histórias que me cativaram. Mas cuidado para não fazer uma cópia, use apenas como inspiração. 

Falando em inspiração, dá uma olhada nesse vídeo onde eu listo 10 canais que me inspiram.

SAIA DA ROTINA!

Umas das coisas que mais estressam o ser humano é a rotina, seu cérebro fica condicionado a pensar nas mesmas coisas quando não vivencia coisas novas. Saia pra passear com os amigos, conversar, dar risada, escolha caminhos diferentes pra ir pro trabalho ou pra escola. Se puder, viaje bastante, conheça novos lugares, novas pessoas, tenha novas experiências. Tudo isso pode ajudar a sua mente a ficar mais criativa. Garanto que novos ares te darão novas ideias.

ANOTE!

Você pode ser a pessoa mais criativa do mundo, mas NUNCA confie na sua memória. Ande sempre armado com um bloco de anotações, seja de papel ou no celular ou tablet e ANOTE todas as suas ideias, por mais idiotas que elas possam parecer. A partir disso, você seleciona as melhores e coloca em prática.

FAÇA A PERGUNTA CERTA!

As vezes suas ideias ficam travadas porque você está focando em coisas erradas. Por exemplo, imagine que você quer criar uma solução para eliminar ratos. Qual a pergunta você faria a si mesmo sobre este problema? “Como eliminar os ratos?” Será que isso vai resolver? Eles podem voltar. E se você perguntasse diferente? “Como mandar os ratos embora?” Quem vai embora, geralmente não volta. Partindo dessa ideia você irá buscar uma solução que MANDE os ratos embora pra nunca mais voltarem e não simplesmente os elimine.

JOGUE FORA O QUE NÃO PRESTA!

Quando você precisa criar algo, é interessante anotar várias ideias num papel e depois vá eliminando as que você não gosta. No final você terá uma ideia que passou por um processo seletivo e foi filtrada. Mesmo que você escolha a primeira, mas passar por este processo te dará a certeza de que ela é realmente a melhor.

SEJA INFANTIL

Sim, pense como uma criança. Todas as crianças nascem sem nenhum bloqueio mental, com o tempo a sociedade vai nos colocando muros intelectuais e isso prejudica muito nossa criatividade. Dê um problema para uma criança resolver, ela vai pensar em coisas absurdas que você nunca pensaria. Isso acontece porque ela não se impõe limites e a partir disso podem surgir ideias geniais.

NÃO TENTE SER CRIATIVO

Não se pressione, isso só atrapalha sua mente, relaxe, são nos momentos mais inusitados que as boas ideias surgem, no banho, correndo, jogando, enfim, é quando seu cérebro não está pensando no problema, então ele acaba encontrando uma solução.

E você tem mais alguma dica para ser criativo? Deixe nos comentários como você faz para ter boas ideias.

Ah, aproveite para se inscrever no Canal dos Bonequinhos. 👇🏻