fbpx

Action figures (ou figuras de ação na tradução literal) são itens desejados pelos marmanjos que ainda tem em sua mente os personagens da infância ou ainda aqueles que acompanham novos personagens também. O fato é que quem curte colecionar os “bonequinhos” fazem isso porque se identificam com os personagens, sejam eles novos ou antigos, de filmes ou desenhos, de games ou de animes.

A primeira coisa que eu quero deixar claro é, FIGURAS DE AÇÃO NÃO SÃO BRINQUEDOS E PORTANTO NÃO SÃO COISAS DE CRIANÇA!!! Tanto é que em várias caixas podemos encontrar avisos indicando que o item é para maiores de 13 anos. Tudo bem, 13 anos pode ser considerado criança, mas eu tenho 30 e não sou, seu bobo, feio, cara de salsicha, nhéeee!!!

acima-de-13-anos

Acredito que a diferença entre um action figure e um brinquedo são as articulações, ou seja, você pode fazer poses com eles, o que é mais difícil para um boneco do Max Steel por exemplo, que não tem articulações suficientes para isso. Outra coisa é que os actions são mais frágeis; de uma forma empírica, basta analisar se um item desses iria durar muito tempo na mão de uma criança. Você que coleciona, teria coragem de deixar um Hot Toys nas mãos do seu sobrinho hiperativo? Acredito que não!

Resultado de imagem para estatua liga da justiça

Não sou muito fã de estátuas, mas elas são lindas, né?

Nesse meio existem também as estátuas, bustos, etc., que não são figuras articuladas (lógico, elas são estátuas, dãaa) mas entram na lista de colecionáveis, assim como são as figuras de ação. Eu não curto muito, mas é uma opção.

Bem, já expliquei o que são action figures e estátuas, agora vamos as dicas de como começar sua coleção.

1 – Vá trabalhar, vagabundo!

Quem curte colecionar, sabe que é um hobby não muito barato, o meu primeiro foi um Robin da Mattel que me custou por volta de 25 Obamas, o que hoje está em torno de mais de 50 Dilmas! Isso na unidade até vai, agora imagina se você quer toda a Liga da Justiça?

O ideal é destinar uma porcentagem do seu salário, tipo uns 5 ou 10%, fica a seu critério, mas não saia comprando desordenadamente como um usuário compulsivo de crack.

Então, se você quer uma boa coleção, prepare-se para ficar pobre!

2 – Quem procura acha.

Você está afim daquele Batman sinistro que viu na casa de alguém ou no álbum do seu amigo rico do Facebook? Não compre o primeiro encontrar, porque provavelmente existe algum mais barato, as vezes a diferença de preço pode ser de até 50%. Veja as vantagens que o vendedor te dá, frete, desconto, brindes, analise o custo benefício.

Eu fico dias procurando bons preços até comprar algum.

Aqui você NESTE LINK pode encontrar bonequinhos de todos os tipos e com preços incríveis, já fiz esse favor pra você. (sim, sou um anjinho)

3 – Gato por lebre

gato-por-lebre

Olá, eu sou uma linda lebre! ^.^

Se você é daquele colecionador que não liga se o seu Superman for uma réplica, pode pular essa parte. Mas se você é daqueles que gostam só dos originais, se liga! Nem sempre os que você encontra por aí são originais, existem muitas réplicas, algumas até muito boas, eu tenho algumas que não deixam a desejar e estou muito satisfeito. Mas se você não quer a réplica “made in china”, pergunte ao vendedor para que não seja surpreendido.

Quanto ao “made in china”, só uma observação. A maioria dos action figures são fabricados lá, na verdade quase tudo no mundo é fabricado na China, acho que até a gente foi fabricado por lá e enviado por navio, sei lá. Então, o fato de ser feito na China não significa que é uma réplica, é porque ele foi feito lá mesmo, rs.

4 – Na minha mão é mais barato, mano!

Desconfie de preços muito abaixo do mercado, isso vale na verdade para tudo, mas tem muito picareta por aí. Se alguém vende um produto com um preço fora do normal, ou é treta ou você nunca receberá. No mais otimista dos pensamentos, pode ser um item encalhado por anos.

Faça uma comparação de preços e veja se os valores estão dentro de uma normalidade. Lógico que você pode encontrar um Ken do Street Fighter que custa em média 150 reais por 300 reais, mas aí o vendedor superfaturou. Faça uma média  e decida onde comprar.

 

 

5 – Faça amiguinhos, meu filho

Busque fazer amizade ou pelo menos contato com outros colecionadores mais experientes, eles te darão dicas das melhores peças e os melhores sites para comprar. Participe de fóruns, grupos do facebook, siga blogs que falam do assunto (oiêee!!! \o/).

Eu participo de dois grupos de colecionadores no facebook que eu gosto muito, são o Estação Action Figure e o CAFA, lá a galera dá altas dicas e participa bastante.

6 – Amor a primeira vista

amor-a-primeira-vista-meu-precioso

Cuidado com isso! Aquela figura linda que você acabou de comprar pode se tornar um verdadeiro tormento. Depois de um certo tempo você percebe que nem gosta tanto dele e se desfazer de um item que custou 500 Dilmas pode ser doloroso. Ninguém vai querer pagar o valor de compra, a não ser que você tenha um G.I. Joe de 86, alguns desses bonecos são disputados a tapas e tem gente que paga caro, fora isso, pense bem antes de comprar qualquer coisa.

Procure por personagens que você se identifica, eu por exemplo nunca quis um action figure do Arqueiro Vermelho, mas depois de assistir o desenho Justiça Jovem, me afeiçoei pelo personagem e comprei um pra mim.

7 – Veja reviews

Procure reviews pela internet, eu gosto muito de assistir no youtube, acho que é mais perto da realidade do que review de fotos. No vídeo você consegue analisar melhor a qualidade da figura.

Eu sempre faço dos meus, quem quiser pode assistir aqui em nosso canal no youtube.

8 – Assista Toy Story

memes_toy_storySe você, assim como eu, assistiu todos os três filmes da franquia, os dois primeiros quando criança e o terceiro quando adulto, sabe do que estou falando. O brinquedo para uma criança é mais do que um simples artigo de plástico ou pelúcia, é quase um amigo. Não me diga que você não chorou no final do terceiro filme porque não tem como segurar as lágrimas, ou você não tem coração, hahaha.

Essa dica é para que você dê valor aos seus action figures, nunca deixe morrer aquela criança que há aí dentro, não se torne um adulto chato que só pensa em obrigações e não se diverte com a vida. Curta seus “bonequinhos”, afinal você não os comprou para deixar jogado no canto. Faça fotos, vídeos, troque as poses, enfim, faça um bom uso deles.

Esse meu hobby surgiu quando eu me casei. Eu digo para minha esposa que isso foi para que eu não deixasse de ser a criança que sempre fui. Quero ser uma criança eterna e nunca perder a inocência que elas têm, pois o mundo hoje já está muito maldoso. O mundo seria muito melhor se todos fôssemos eternas crianças, não do ponto de vista da maturidade, mas da essência.

É isso, espero que essas dicas ajudem a você que quer começar uma coleção de figuras de ação.

Tem mais alguma dica para incrementar nossas coleções? Deixe seu comentário aí embaixo e indique essa postagem curtindo, compartilhando, twitando, o blogueiro agradece. =D


17 comentários

Caio Bastos · 20 de janeiro de 2014 às 01:01

Muito legal o site, só acho que seria legal utilizar textos próprios, pois este já vi em diversos sites, que apesar de ser um ótimo texto, já o vi copiado em pelo menos uns 10 sites que até cansa. Sem mais, parabéns pelo site.

    osbonequinhos · 20 de janeiro de 2014 às 01:42

    Obrigado, Caio, mas na verdade esse texto é meu mesmo, rsrs. Eu postei ele no 1 blog a 2, que era um blog que eu tinha com minha esposa pra falar sobre casamentos, mas com o tempo acabei indo pro lado dos action figures. Então, o texto é original, só estou reaproveitando ele, rs.

Caio Bastos · 20 de janeiro de 2014 às 01:03

Parabéns pelo site. Apenas como crítica construtiva, seria legal utilizar textos próprios pois este texto já achei em uns 10 sites, inalterados, e chega até a cansar. Acredito que é um ótimo diferencial escrever do jeito que você vê as coisas. As outras matérias estão muito legais.

    osbonequinhos · 20 de janeiro de 2014 às 01:43

    Obrigado, Caio, mas na verdade esse texto é meu mesmo, rsrs. Eu postei ele no 1 blog a 2, que era um blog que eu tinha com minha esposa pra falar sobre casamentos, mas com o tempo acabei indo pro lado dos action figures. Então, o texto é original, só estou reaproveitando ele, rs.

Thiago · 23 de janeiro de 2014 às 11:04

Muito legal o texto, concordo com tudo! Só que buscava algum referencial para um certo problema… Estou colecionando Cloth Myth com minha namorada, e nosso objetivo é: os 5 de bronze v2 Ex, as 3 amazonas de prata, os 2 Gold Ex referentes ao nosso signo (áries e libra) e por fim, Athena. Ela diz, que é uma linha lógica de coleção, grupos fechados… mas eu queria muito fugir dessa lógica e comprar o Saga de gemeos rsrs. Mas ela diz q não tem lógica, não entra na coleção. O que você diria sobre esse lance de lógica da coleção, comprar figuras que fogem de um foco lógico, só comprar porque você acha aquele item muito bonito e deseja ter, pode isso Arnaldo?!

    osbonequinhos · 23 de janeiro de 2014 às 11:53

    Thiago, eu procuro colecionar itens com os quais me identifico, por exemplo, eu tenho o Ikki e o Shiryu EX porque são os meus favoritos, blz, fechei minha lógica de personagens.

    Agora, não faz sentido eu ter só eles dois, em breve quero ter o Shun e o Seiya (apesar de odiar o Seiya) pra completar os bronze e quando lançar o Hyoga EX eu vou comprar tbm, pronto, fechei outra lógica.

    Ou seja, não vá pela lógica normal, porque se não você vai perceber que não tem lógica gastar uma grana em bonecos, hahahahaha.

    Mas respondendo sua pergunta (finalmente), eu sempre compro aqueles que eu curto, o único personagem que eu tenho que nunca tive ligação é o Link de Zelda, porque o boneco dele está incrível! Todos os outros, eu assisti o desenho/filme ou joguei o jogo.

    Mas eu acho que sua namorada quer é que você não gaste uma fortuna nos golds, porque se comprar mais um que o planejado, ferrou amigo, vai querer todos! hahahaha

Tanner Bil · 23 de janeiro de 2014 às 14:12

Muito bom, você conseguiu resumir muito bem a exata realidade.

Os Bonequinhos · 23 de janeiro de 2014 às 14:38

Obrigado, Tanner! =D

Luciano Schlitterbahn · 23 de janeiro de 2014 às 16:01

Belo artigo! Certamente, ainda servirá de (ótima) referência para muitos aspirantes a colecionista. Acessei por recomendação do amigo Tanner, e passarei essa indicação adiante. Parabéns!

Os Bonequinhos · 23 de janeiro de 2014 às 20:27

Obrigado, Luciano! =D

Johnn Kalil · 13 de julho de 2014 às 23:17

Muito bom, ganhou um fã ^^

    osbonequinhos · 13 de julho de 2014 às 21:57

    Obrigado! =D \o/

Luiz Antonio Mariano · 15 de julho de 2014 às 14:05

eu tenho 22 comandos completos de 1985,1986,1987 quem se interessa?

Cícero Faria · 8 de novembro de 2016 às 22:07

Olá! Muito legal o site. Eu tbm coleciono há anos e tiro fotos com eles. Eu e minha esposa. Sim! Ela curte tanto quanto eu. Nossos “carros chefes” pras fotos são o Bruce Lee, da sh figuarts e o Spider man da toybiz, justamente pelo fato de serem bem articulados. Se quiser conferir nosso Instagram, será um prazer: @toyartbrazil
Grande abraço,
Cícero

Mari Helen · 15 de julho de 2017 às 11:35

Bom dia, gostaria de saber onde comprar action figure, pois estou começando minha coleção. Obrigado!

5 erros que todo colecionador comete | Os Bonequinhos · 22 de janeiro de 2014 às 19:33

[…] Esse ponto parece com o primeiro, mas a diferença é que a essa altura do campeonato você já deve estar manjando dos paranauê das coleções e mesmo assim pode se deparar com esse problema. Eu mesmo tenho algumas figuras que me arrependo de ter comprado, por isso é sempre bom pensar bastante antes de comprar algum, procure personagens com os quais você se identifique, como disse nesse outro post aqui. […]

Os comentários estão fechados.